quarta-feira, 1 de março de 2017

Rede CASLA-CEPIAL apoia Encontro das Benzedeira do Centro Sul do Paraná

A Rede CASLA-CEPIAL divulga e apoia o 3° ENCONTRO DAS BENZEDEIRAS(OS) DO CENTRO SUL DO PARANÁ. O evento, a ser realizado nos dias 01 e 02 de abril de 2017, é promovido pelo Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA) e Rede Cultura e Conhecimentos Tradicionais. 

Além da Rede Casla-Cepial, apoiam o encontro as seguintes entidades: CESE, Rede Puxirão, IFPR (Campus Irati), Terra de Direitos, Unicentro, Encontra-UFPR, IEEP, Interconexões-UEPG, Prefeitura Municipal de Rebouças, Sindicato de Trabalhadores Rurais de São João do Triunfo e Rebouças, Ministério da Cultura e APP Sindicato de Irati.

A terceira reunião de benzedeiras e curadores marca a luta dessa categoria social pelo reconhecimento de suas identidades culturais, associadas às comunidades rurais e  seus territórios historicamente formados na região do Paraná tradicional.

O patrimônio material e imaterial da cura e da benção vernaculares são expressões simbólicas da medicina popular que liga o catolicismo rústico à agrobiodiversidade. Saúde e direitos socioterritoriais serão tema de debate entre esses novos sujeitos de direito, a academia e o poder público.  

Confira a programação no folder oficial do Evento, logo abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DISCIPLINA INTERINSTITUCIONAL: SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DE NATUREZA 2

Título da Disciplina: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza II   DOCENTES E INSTITUIÇÕES   * Programa de Pós-graduação em Geogra...