quarta-feira, 20 de julho de 2016

EVENTO INTERNACIONAL Territórios, Conflitos Socioambientais, Segurança e Soberania Alimentar na América Latina (Apoio CAPES)

Para celebrar o lançamento da Coleção Editorial Bilíngue "Semeando Novos Rumos - Sembrando Nuevos Rumbos”, fruto da parceria entre a Rede CASLA-CEPIAL e a Editora da UFPR, a rede organizou no dia 16 de junho de 2016, um evento internacional dedicados às temáticas "Territórios, Conflitos Socioambientais, Segurança e Soberania Alimentar na América Latina”, abordadas nos três dos primeiros seis títulos da referida coleção bilíngue.





Apresentação Musical de Abertura do Evento 
Mesa de Abertura: Dra. Ivete Caribé (CASLA), Dr. Antonio Elizalde Hevia (Fundação Chile Sustentável ), Dra. Gladys de Souza Sanchez (CASLA), Dr. Dimas Floriani (UFPR)

O Seminário teve continuidade nos dias 17 e 18 de junho, com mesas de debates com alguns dos autores dos livros e workshop de "Diálogo entre Pesquisadores, Ministério Público e Representantes de Organizações Sociais Comunitárias de Populações Tradicionais do Paraná, Chile e Colômbia, com a participação da Câmara Jurídica Internacional da Rede Casla-Cepial, reunindo também pesquisadores, representantes de organizações sociais e comunitárias de populações tradicionais e do ministério público. Grupos de Trabalhos acadêmicos foram constituídos para discutir os três temas abordados pelas obras lançadas:


1) SABERES, PAISAGENS E TERRITÓRIOS RURAIS DA AMÉRICA LATINA (Org. Narciso Barrera-Bassols e Nicolás Floriani);

2) AMÉRICA LATINA: SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE - TEORIAS, RETÓRICAS E CONFLITOS EM DESENVOLVIMENTO (Org. Dimas Floriani e Antonio Elizalde);

3) SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: SUSTENTABILIDADE NA AMÉRICA LATINA (Org. Islandia Bezerra e Julian Perez).


o Integrante da REDE CASLA-CEPIAL, Professor Doutor Adnilson de Almeida Silva do Departamento de Geografia e dos Programas de Pós-Graduações Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG) e Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Ambiental e Meio Ambiente (PGDRA) da Universidade Federal de Rondônia elogia o Evento Internacional “Territórios, Conflitos Socioambientais, Segurança e Soberania Alimentar na América Latina” ocorrido entre os dias 16 e 18 de junho de 2016.



Lançamento oficial da coleção Bilingue UFPR/REDE CASLA-CEPIAL, na Reitoria da UFPR em 16 de junho de 2016. Em detalhe, Os Três livros da Coleção Bilingue em destaque, sobre a mesa decorada para o primeiro dia do evento. 

 
Segundo dia do evento no Auditório do SINTRACON, dia 17 de junho.

O referido professor destaca sua participação na mesa-redonda composta também pelos professores Nicolás Floriani (UEPG-PR), Javier Tobar (UNICAUCA-Colômbia), Jorge Montenegro Gomez (UFPR) e Ana Tereza dos Reis (UnB).


Mesa "Cultura, Identidade e Territórios da Diferença na Colômbia", destacando à esquerda o professor Javier Tobar (UniCauca), ao centro da mesa o Sr. Javier Calambás Tunulambá (cooperativa ingigena Guambiana) e à direita a professora Nancy Lorena Obando Villota (UniCauca).



Sr. Javier Calambás Tunulambá (cooperativa ingigena Guambiana)




Da Esquerda para Direita: Francisco Casiello, Javier  Tobar, Adnilson de Almeida, Nicolas Floriani, Javier Calambas e Lorena Obando


Conforme a notícia veiculada no protal oficial do Programa de Pós-Graduação em Geogarfia da UNIR (http://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=19738)  destaca o lançamento do livro “Paisagens e Territórios Rurais da América Latina”, organizado pelos professores doutores Narciso Barrera-Bassols (antropólogo e geógrafo do Centro de. Investigações em Geografia Ambiental da Universidad Nacional. Autónoma de México) e Nicolás Floriani (engenheiro agrônomo e professor do Departamento de Geociências e ataul Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa).

 
Dr. Nicolas Floriani (UEPG) ao microfone e ao fundo.

Diversidade de perspectivas nas apresentações dos temas do Evento.


Segundo o professor Adnilson Almeida, o capítulo denominado “A territorialidade Kawahib e algumas representações do pós-contato” compõe o mencionado livro publicado pela Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e integra outras nove publicações da coleção editorial bilíngue “Semeando Novos Rumos – Sembrando Nuevos Senderos”.

Mesa "Diálogos entre Atores Sociais"
 
Na ocasião foram lançadas as seguintes obras: “América Latina: sociedade e meio ambiente – teóricas, retóricas e conflitos em desenvolvimento” organizado pelos professores Dimas Floriani (Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UFPR) e Antônio Elizalde Hevia (Presidente da Fundação Chile Sustentável e editor das revistas Polis e Sustentabilidade) e “Soberania alimentar (SOBAL) e Segurança alimentar e nutricional (SAN) na América Latina e Caribe” com organização dos docentes Islandia Bezerra e Julian Perez-Cassarino, ambos da UFPR.
 
Mesa América Latina: Sociedade e Meio Ambiente realizada no segundo dia do evento, no auditório do SINTRACON.

 
Auditório do Sintracon, Segundo dia do Evento.

Na primeira fileira à direita, Dra. Orietta Huala (advogada mapuche 
do Chile) e na extremidade Joaquim Shiraishi Neto.


Dra. Islandia Bezerra (UFPR) e Dra.
Silvia de Almeida Rigon 

Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto (Minist. Público - PR)

Professora Islândia Bezerra faz apresentação do Livro de Soberania Alimentar na América Latina e destaca trabalho valioso da parceria entre a Editora UFPR e a REDE.

Terceiro dia do evento, marcado pelas discussões dos Grupos de Trabalho, na sede da CASLA e da UPE-PR. 

Para o coordenador acadêmico da Rede CASLA-CEPIAL e professor da UFPR, Dimas Floriani, essas publicações tratam-se de um projeto coletivo – com mais de cem autores e busca estabelecer o diálogo “entre diversos atores acadêmicos, pesquisadores, professores, atores não governamentais, representantes de movimentos sociais e estatais”.

Discussões do Grupo de Trabalho realizado nas instalações da UPE-PR, durante a noite do segundo dia do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DISCIPLINA INTERINSTITUCIONAL: SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DE NATUREZA 2

Título da Disciplina: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza II   DOCENTES E INSTITUIÇÕES   * Programa de Pós-graduação em Geogra...