A Edição Especial da Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente destaca consagrados autores latino-americanos que discutem a valorização dos Saberes Sociombientais na América Latina enquanto estratégia epistemológica de reafirmação identitária dos povos autóctones e comunidades tradicionais. Nesse reflexivo discute-se também o papel da Universidade na formação de um pensamento latino-americano genuíno e decolonial.
Conforme os Organizadores da Edição Especia, Profa. Dr. Lucia Helena Cunha e o Prof. Dr. Dimas Floriani:
(...) a valorização ou recriação de saberes ambientais inscritos nesses saberes culturais implica, necessariamente, no revigiramwnto histórico e ontológico de modos de (re)existência e na decolonialidade epidêmica desses sujeitos históricos. Isso coloca coo desafio, conjuntamente ao diálogo de saberes, a produção de alertas cruciais para a sobrevivência de sujeitos socioambientais em nova conexão com o mundo natural e local, para ensejar outras possibilidades para o Bem Viver.
Convidamos os leitores a acessarem os artigos do volume número 50 da Revista DMA, cujo editorial segue abaixo, e refletirem sobre a ressubjetivação dos saberes patrimoniais e a constituição de novos desafios às epistemologias do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário