terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

INTEGRANTES DA REDE PUBLICAM LIVRO SOBRE PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM FAXINAL



Acaba de ser lançado pela editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o livro "Faxinal Taquari dos Ribeiros: Diálogos Interdisciplinares, Sustentabilidade e Etnoecologia", organizados pelos professores do Programa de Pós-graduação em Geografia-UEPG, Dra. Silvia Meri Carvalho e Dr. Nicolas Floriani. A obra conta também com a autoria da Dr. Margit Hauer (IAP) e o prefácio da Dra. Cicilian Lowen Sahr, também integrantes da REDE CASLA-CEPIAL.


Essa obra é resultado de quatro anos de pesquisa no Faxinal Taquari dos Ribeiros (município de Rio Azul - PR), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (PNPD-CAPES) e pela Fundação Araucária do Paraná.  A Pesquisa teve como objetivo avaliar a sustentabilidade socioambiental desse sistema, a partir do envolvimento de uma equipe interdisciplinar formada por  pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, além de acadêmicos de graduação e pós-graduação.


O livro está dividido em três partes, contendo 11 capítulos: na parte  I estão contemplados os capítulos direcionados aos estudos dos aspectos  biofísicos da paisagem faxinalense, na parte II estão dispostos os capítulos que tratam dos aspectos do etnoconhecimento na  busca de integrar sistemas de conhecimentos (científico e vernacular) acerca da paisagem do território faxinalense em questão e na parte III estão algumas propostas que atuam sobre problemas práticos vividos pela comunidade, promovendo a participação ativa dos faxinalenses. São apresentadas algumas estratégias de uso e manejo sustentáveis dos recursos naturais do território faxinalense com base nos indicadores sociais, culturais e ecológicos gerados para a realidade do território faxinalense em questão, em concomitância ao saber-fazer local.

  • Convidamos para que confiram o sumário a seguir, bem como a página da Editora UEPG.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DISCIPLINA INTERINSTITUCIONAL: SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DE NATUREZA 2

Título da Disciplina: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza II   DOCENTES E INSTITUIÇÕES   * Programa de Pós-graduação em Geogra...