LUTAS, RESISTÊNCIAS, CRIMES DE GENOCÍDIO E DIREITO À VIDA E À EXISTÊNCIA EM TODAS AS FRONTEIRAS
Organização no período de 15 a 17 de novembro de 2017, o IV Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder (GEOSIMPÓSIO), o II Simpósio Internacional de Geografia Política e Territórios Transfronteiriços (GEOTRANSFRONTEIRIÇO) e o I Congresso Brasileiro do Centenário da Guerra do Contestado (I CONGRESSO DO CONTESTADO), tendo como temática central as lutas, resistências, crime de genocídio e direito à vida e à existência em todas as fronteiras, que, em conjunto, darão continuidade aos eventos anteriores ocorridos em 2009 (UFPR-Curitiba), 2011 (UNIOESTE - Foz do Iguaçu, com o GEOTRANSFRONTEIRIÇO), 2013 (UFAM – Manaus). O GEOSIMPÓSIO e o GEOTRANSFRONTEIRIÇO foram idealizados pelo proponente deste projeto em tela, em 2008, como forma de disseminar, agregar e debater temáticas geográficas, sobretudo da Geografia Política e da Geopolítica, a partir da Linha de Pesquisa Geografia Política, Território, Poder e Conflito. Os eventos têm por objetivo propiciar análise e discussões críticas contemporâneas da Geografia Política, da questão do Território, Territorialidade e Questões Transfronteiriças que vem sendo desenvolvidas em todo o Brasil e no exterior, com objetivos de divulgação, debate e formação de rede de intelectuais que trabalham com essa temática nas Instituições de Ensino Superior no Brasil e no exterior, bem como outras entidades de estudos e pesquisas, inclusive da sociedade civil. Com isso, os eventos permitirão a discussão de novos conceitos temáticos e aprofundamento e socialização daqueles já clássicos da Geografia Política, bem como no que se refere ao exercício das práticas (lutas e resistências). Concomitantemente, realizar-se-á o I CONGRESSO BRASILEIRO DO CENTENÁRIO DA GUERRA DO CONTESTADO, como esforço de divulgação e debates sobre este importante episódio registrado na formação territorial brasileira, inteiramente ligado ao tema central dos eventos da Geografia Política, Território e Poder. A inclusão deste evento, se deve a negligência da Geografia brasileira sobre as questões amplas e complexas que envolvem esta que foi a maior guerra civil camponesa registra em solo nacional no início do século XX.
Segundo o Coordenador Geral dos referidos eventos, o Prof. Dr. Nilson Cesar Fraga (UEL),
¨O momento é fundamental para se refletir os centenários da Guerra do Contestado e o massacre cometido pela República contra os caboclos e caboclas daquela região que, 100 anos depois, carrega os piores índices de desenvolvimento humano, tanto no Paraná, como em Santa Catarina. Há um vazio de debate sobre a Guerra do Contestado entre os anos de 2012 e 2017, período marcado pela limpeza étnica na região. Trazer o debate sobre essa guerra em eventos ligados a Geografia Política brasileira, é um alento, pois o tema fico nas sobras dos grandes eventos da Geografia nacional, no decorrer desses centenários¨.
Confira a programação do Evento no link: https://geosimposio2017.vpeventos.com/pagina/26-programação
PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO:
PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO:
Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito – GEOTMAC/UEL
Linha de Pesquisa em Geografia Política, Território, Poder e Conflito
Observatório do(s) Centenário(s) da Guerra do Contestado
Pró-Reitoria de Extensão – PROEX/UEL
Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO/UEL/Paraná
Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG/UNIR/Rondônia
APOIO
Universidade Estadual de Londrina - UEL
Linha de Pesquisa em Geografia Política, Território, Poder e Conflito
Observatório do(s) Centenário(s) da Guerra do Contestado
Pró-Reitoria de Extensão – PROEX/UEL
Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO/UEL/Paraná
Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG/UNIR/Rondônia
APOIO
Universidade Estadual de Londrina - UEL
Laboratório de Geografia, Território, Meio Ambiente e Conflito
Observatório do(s) Centenário(s) da Guerra do Contestado
Pró-Reitoria de Extensão – PROEX/UEL
Casa da América Latina – CASLA (PR)
Rede Cultura e Educação para a Integração da América Latina- CEPIAL (PR)
Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG-UNIR
Programa de Pós-Graduação em Geografia – PROPGEO-UEL
Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO/UNICENTRO
Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB-Londrina
Curso de Secretariado Executivo - UEL
Universidade Estadual do Norte do Paraná – Geografia/UENP
Universidade Estadual do Paraná – Geografia/UNESPAR/UV
Grupo de Pesquisa Redes e Poder no Sistema Internacional-RPSI
Grupo de Pesquisa Estudos Geográficos - GPEG - UEA/Tabatinga
Núcleo de Estudos do Contestado – NEC/IFC-Videira/SC
Obrigado pelo apoio e divulgação, pois, acreditamos ser de profunda necessidade a divulgação e o debate sobre o massacre cometido contra o povo caboclo do Contestado, esquecido e não tratado nos eventos ocorridos nas universidade brasileiras, sobretudo, entre os anos de 2012 e 2017. Abraços cordiais!
ResponderExcluir