sábado, 9 de abril de 2016

Evento Internacional da REDE CASLA-CEPIAL recebe trabalhos acadêmicos







Para celebrar o lançamento da Coleção Editorial Bilingue "Semeando Novos Rumos - Sembrando Nuevos Rumbos, fruto da parceria entre a Rede CASLA-CEPIAL e a Editora da UFPR, a rede organiza no dia 16 de junho de 2016, um evento internacional de três dias dedicados às temáticas "Territórios, Conflitos Socioambientais, Segurança e Soberania Alimentar na América Latina, abordadas nos três dos primeiros seis títulos da referida coleção bilíngue.

O Seminário terá continuidade nos dias 17 e 18 de junho, com mesas de debates com alguns dos autores dos livros, com um workshop de Diálogo entre diversos atores, reunindo pesquisadores, representantes de organizações sociais e comunitárias de populações tradicionais e do ministério público. 



GRUPOS DE TRABALHOS

Grupos de Trabalhos acadêmicos serão constituídos para discutir algumas das temáticas abordadas pela Rede Internacional:


GT1) AMÉRICA LATINA: SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE - TEORIAS, RETÓRICAS E CONFLITOS EM DESENVOLVIMENTO;

GT2) SABERES, PAISAGENS E TERRITÓRIOS RURAIS DA AMÉRICA LATINA;

GT3) SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: SUSTENTABILIDADE NA AMÉRICA LATINA;

GT4) POPULAÇÕES VULNERÁVEIS: EDUCAÇÃO, GÊNERO GESTÃO PARTICIPATIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMÉRICA LATIN





RESUMOS EXPANDIDOS: NORMAS, PRAZOS E FORMAS DE ENVIO


Prazo para a submissão dos trabalhos: 20 de maio de 2016.
(pelo e-mail: eventos.redecepial@gmail.com)

Modalidade de Trabalhos: Resumo Expandido

Apresentação: expositiva em grupo de trabalho.


Normas para o Resumo Expandido e Apresentação: O texto a ser redigido deverá conter entre 3 a 5 páginas, dividido pelos tópicos: Resumo e Resumen (parágrafo único, fonte arial 10, espaçoamento entre linhas de 1,0, alinhamento justificado, até quatro palavras-chave); Autor(es) (até quatro autores, constando em nota de roda-pé: última formaçãoos respectivos vínculos institucionais e e-mails); Problematização; Desenvolvimento (nesse item devem constar argumentações lógicas baseadas em referências teóricas, citadas conforme as normas da ABNT); Resultados Alcançados (ou Esperados); Considerações; Referências (a citação das referências deverá basear-se nas normas da ABNT). O tipo e tamanho da fonte: Arial 11, espaçamento entre linhas 1,15. Salvo em formato odt ou doc.

Os trabalhos serão publicados nos Anais do Evento Internacional.


PÚBLICO ALVO

Estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, lideranças comunitárias, representantes de ONGs, Ministério e Defensoria Pública, pesquisadores, interessados em geral.

Previsão de Público: 200 participantes


INSCRIÇÕES: DATAS, TAXAS E MODALIDADES

O prazo de inscrição: 10 de junho de 2016. Para confirmar sua inscrição enviar para o e-mail eventos.redecepial@gmail.com:

1-  Ficha de inscrição preenchida

2-  Comprovante de pagamento da inscrição


3-  Resumo expandido (para os participantes que irão apresentar trabalhos)


Para a modalidade Apresentação de Trabalhos o prazo de envio de trabalhos é dia 20 de maio de 2016. Os participantes inscritos nessa modalidade receberão certificado de apresentação de trabalho em congresso internacional, bem como publicação de seus resumos expandidos nos anais do evento, constando a programação geral do seminário e o número de horas (20h). Para esta modalidade será cobrada a taxa de R$ 130,00.

Os participantes inscritos na modalidade de Ouvintes terão direito ao certificado de participação em congresso internacional constando o número de 20h. Para tanto, o valor da inscrição nessa modalidade é de R$ 50,00.

Estão isentos do pagamento da inscrição representantes de comunidades e populações tradicionaiS. A Cerimônia do lançamento é gratuita.

As inscrições deverão ser realizadas por meio de preenchimento de formulário que segue no link a seguir: Clique aqui para baixar a ficha de inscrição e da cópia do depósito  ou transferência bancária e ser realizado(a) na seguinte conta:

CASLA Casa Latino Americana | CNPJ 789446420001/36
Caixa Econômica Federal
Agência 1630. Operação 003
Conta corrente: 21-6

Para mais detalhes acesse o folder do evento:

domingo, 3 de abril de 2016

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE CASLA-CEPIAL: Territórios, Conflitos Socioambientais, Segurança e Soberania Alimentar na América Latina





Para celebrar o lançamento da Coleção Editorial Bilingue "Semeando Novos Rumos - Sembrando Nuevos Rumbos, fruto da parceria entre a Rede CASLA-CEPIAL e a Editora da UFPR, a rede organiza no dia 16 de junho de 2016, um evento internacional de três dias dedicados às temáticas "Territórios, Conflitos Socioambientais, Segurança e Soberania Alimentar na América Latina, abordadas nos três dos primeiros seis títulos da referida coleção bilíngue.

O Seminário terá continuidade nos dias 17 e 18 de junho, com mesas de debates com alguns dos autores dos livros, com um workshop, de Diálogo entre diversos atores, reunindo pesquisadores, representantes de organizações sociais e comunitárias de populações tradicionais e do ministério público. Grupos de Trabalhos acadêmicos  serão constituídos para discutir os três temas abordados pelas obras a serem lançadas:

1) SABERES, PAISAGENS E TERRITÓRIOS RURAIS DA AMÉRICA LATINA (Org. Narciso Barrera-Bassols e Nicolás Floriani);

2) AMÉRICA LATINA: SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE - TEORIAS, RETÓRICAS E CONFLITOS EM DESENVOLVIMENTO (Org. Dimas Floriani e Antonio Elizalde);

3) SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: SUSTENTABILIDADE NA AMÉRICA LATINA (Org. Islandia Bezerra e Julian Perez).







PROGRAMAÇÃO DO EVENTO




* Dia 16/06/2016 – Quinta-feira *

* 9:00 as 10:30 h

Lançamento da Coleção bilíngue da REDE CASLA-CEPIAL: ‘Semeando Novos Rumos’ – ‘Sembrando Nuevos Senderos’ –

* 10:30 as 11:00 h

Apresentação de Documentário sobre sua história, balanço das atividades, objetivos e continuidade da REDE CASLA-CEPIAL

* 11:00 às 12:00 h

Exposição dos 3 livros para autógrafos e vendas
Apresentação musical de grupo musical formado por migrantes da FAP.

* 14:00- 16:00 h

Mesa Redonda com autores do livro: SABERES, PAISAGENS E TERRITÓRIOS RURAIS DA AMÉRICA LATINA (Org. Narciso Barrera-Bassols e Nicolás Floriani): 

Autores: Nicolas Floriani (UEPG-PR)– Adnilson Almeida Silva (UNIR-RO) – Javier Tobar (UNICAUCA-Colômbia) – Jorge Montenegro Gomez (UFPR)

* 16:00- 18:00 h

Mesa Redonda com autores do livro: AMÉRICA LATINA: SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE - TEORIAS, RETÓRICAS E CONFLITOS EM DESENVOLVIMENTO (Org. Dimas Floriani e Antonio Elizalde):

Autores: Dimas Floriani (UFPR – REDE CASLA-CEPIAL) – Antonio Elizalde (Revista POLIS – Santiago) – Geraldo Milioli (UNESC) – Izes Regina de Oliveira (Arquiteta) – Joaquim Shiraishi Neto (UFMA) – Francisco Casiello (PUC-Rosário-Argentina) - Rosirene Lima (UEMA) – Fernando de la Cuadra ( U. Estácio de Sá – Fortaleza).

* Dia 17/06/2016 – Sexta-feira *

* 8:30 – 10:30 h

Mesa Redonda com autores do livro: SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: SUSTENTABILIDADE NA AMÉRICA LATINA (Org. Islandia Bezerra e Julian Perez):

Autores: Silvia do Amaral Rigon - UFPR/Curitiba - Rubia Giordani - UFPR/Curitiba - Islandia Bezerra - UFPR/Curitiba - Julian Perez-Cassarino - UFFS-Laranjeiras do Sul

*10:30 – 12:30 h

- Oficina : Diálogo entre Pesquisadores, Ministério Público e Representantes de Organizações Sociais Comunitárias de Populações Tradicionais do Paraná, Chile e Colômbia com participantes da Câmara Jurídica Internacional da Rede CASLA-CEPIAL

Representantes nacionais e internacionais: Gladys Renée de Souza Sanchez e Fabiola Colle (CASLA e CASLAJUR) – Joaquim Shiraishi Neto (UFMA) –

Representante dos Pescadores Artesanais do Paraná - MPP e MOPEAR – Representante do Povo Mapuche do sul do Chile, Representantes da Comunidade Misak (Pueblos Originários) do Sul da Colômbia.


Lista de participantes-debatedores na Oficina:

- Gladys Rennée de Souza Sanchez (Coorden. Geral Rede Internl Casla-Cepial) 
– Fabíola Colle (Coordenadora da Câmara Jurídica da Casa Latino-americana) 
– Joaquim Shiraishi Neto (UFMA) 
– Katya Isaguirre (UFPR) 
– Marcelo Passos (AOPA - PR) 
– Manuel Julio Tumiña (Representante Misak-Colômbia) 
– Nancy Lorena Obando Villota (UNICAUCA) 
Dauto Silveira (PGSOCIO- UFPR) 
– Jorge Ramon Montenegro Gomez (GEO-UFPR) 
– Rosirene Lima (UEMA) 
– Dircéia Pereira ( Comunidade Ponta Oeste – PR) 
– Cleonice Silva do Nascimento (MPP – Pr) 
– Ariadne Casas (Comunidade do Guapê – PR) 
– Gelson Luiz de Paula (agricultor agroecologista) 
Cláudio de Araújo Nunes (MOPEAR -PR) 
– Maria Fernanda Cherem (PPGMADE-UFPR) 
– Amantino Sebastião de Beija (Articulação Puxirão de Povos Faxinalenses) 
– Olympio de Sá Sotto Maior (Colégio de Procuradores de Justiça– PR)
- Fernanda Popoaski (Secretaria da Cultura, Irati-PR)
– Fernando de Mattos (Procurador do Ministério Público – PR) 
- Marciano Rodriges (Arpinsul)
- Saint-Clair Honorato Santos (Colégio de Procuradores de Justiça – PR) 
– Fernando da Silva Mattos ( Promotor de Justiça do Ministério Público – PR) 
Antonio Haliski (IFPR-Litoral) 
– Ezequiel Westphal (IFPR) 
– José Puñanco Venegas (Serviço de saúde e representante do povo Mapuche) – Douglas Jacinto de Rosa (representante Kaingang)



*14:00 – 16:00 h

Continuidade da Oficina Diálogo entre Pesquisadores, Ministério Público e Representantes de Organizações Sociais Comunitárias de Populações Tradicionais do Paraná, Chile e Colômbia com participantes da Câmara Jurídica Internacional da Rede CASLA-CEPIAL

*16:30 – 18:30 h

- Reunião de Trabalho da Rede Internacional CASLA-CEPIAL
Local: Sede da Casa Latino-americana (CASLA)

Pauta da Reunião de Trabalho da Rede:
- Balanço sobre as atividades em andamento, desde janeiro de 2015 do IV CEPIAL (Universidad de los Lagos – Osorno) e do Seminário Tramas y Mingas para el Buen Vivir de outubro de 2015 em Popayan Colômbia (Universidad del Cauca). Atividades de coordenação da Casla.
- Perspectivas para o V CEPIAL em Pasto, Colômbia, em julho de 2017: desafios e definições das atividades preparatórias, estratégias de mobilização e de envolvimento para o congresso.
- Enfoque sobre os principais projetos em andamento, sua continuidade e hierarquização de prioridades, além dos engajamentos atuais e potenciais para a Rede Casla-Cepial.


* 18:30 - 21:30 h 

- Apresentações de Trabalhos:

GT1) AMÉRICA LATINA: SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE - TEORIAS, RETÓRICAS E CONFLITOS EM DESENVOLVIMENTO;
GT2) SABERES, PAISAGENS E TERRITÓRIOS RURAIS DA AMÉRICA LATINA;
GT3) SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: SUSTENTABILIDADE NA AMÉRICA LATINA;

GT4) POPULAÇÕES VULNERÁVEIS, GÊNERO E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NA AMÉRICA LATINA.

Prazo para a submissão dos trabalhos: 20 de maio de 2016.

Modalidade de Trabalhos: Resumo Expandido

Apresentação: expositiva em grupo de trabalho.

Normas para o Resumo Expandido e Apresentação: O texto a ser redigido deverá conter entre 3 a 5 páginas, dividido pelos tópicos: Resumo e Resumen (parágrafo único, fonte arial 10, espaçoamento entre linhas de 1,0, alinhamento justificado, até quatro palavras-chave); Autor(es) (até quatro autores, constando em nota de roda-pé: última formaçãoos respectivos vínculos institucionais e e-mails); Problematização; Desenvolvimento (nesse item devem constar argumentações lógicas baseadas em referências teóricas, citadas conforme as normas da ABNT); Resultados Alcançados (ou Esperados); Considerações; Referências (a citação das referências deverá basear-se nas normas da ABNT). O tipo e tamanho da fonte: Arial 11, espaçamento entre linhas 1,15. Salvo em formato odt ou doc.
  



* Dia 18/06/2016 – Sábado

* 9:00-12:00 h

- Encerramento do Seminário:
Conferência Internacional com o sociólogo chileno ANTONIO ELIZALDE HEVIA.

No contexto da colaboração da Rede Internacional Casla-Cepial com a UFPR e particularmente com o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR), o debate girará em torno do pós-desenvolvimento e os desafios para uma sociedade sustentável à escala humana, com Antonio Elizalde Hevia, um dos criadores do conceito de desenvolvimento à escala humana, no Chile, e editor-chefe da renomada Revista POLIS de Santiago. http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_serial&pid=0718-6568&rep=&lng=pt


Público Alvo:

Estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, lideranças comunitárias, representantes de ONGs, Ministério e Defensoria Pública, pesquisadores, interessados em geral.
Previsão de Público: 200 participantes


Taxa de inscrição ao Seminário: 

A Cerimônia do lançamento é gratuita. Para os estudantes, professores, pesquisadores e outros interessados, será cobrada uma taxa de inscrição de R$130,00 (Apresentação de Trabalho) e R$ 50,00 (Ouvinte) com direito a certificado de participação em evento internacional, constando a programação geral do seminário e o número de horas (20 horas). Estão isentos do pagamento da inscrição representantes de comunidades e populações tradicionais.





DISCIPLINA INTERINSTITUCIONAL: SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS DE NATUREZA 2

Título da Disciplina: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza II   DOCENTES E INSTITUIÇÕES   * Programa de Pós-graduação em Geogra...