GT1 (DIA 13 DE AGOSTO)*
|
|
01
|
A
ADAPTAÇÃO DE ALUNOS INDÍGENAS NA ESCOLA REGULAR: COMO A COMUNIDADE ESCOLAR
RECEBE OS ESTUDANTES VINDOS DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA
Ana
Marcia Kaliberda e Cesar Rey Xavier
|
02
|
PROCESSOS
DE COMUNICAÇÃO SIMBÓLICA NA CULTURA UCRAÍNO-BRASILEIRA: O PÃO E SUAS
REPRESENTAÇÕES
Andressa
Kaliberda e Carlos Alberto de Souza
|
03
|
ALÉM
DOS TERREIROS DA “GUERRA SANTA”: AS RAÍZES DO ETNOCONHECIMENTO CABOCLO DO
SUDOESTE DO PARANÁ
Roberto
Luiz Pocai Filho
|
04
|
A
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) DA AGRICULTURA
FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE TIBAGI-PR: PROBLEMATIZANDO A AÇÃO GOVERNAMENTAL EM
UM PEQUENO MUNICÍPIO
Carla
Caroline Correia, Luís Alexandre Cunha e Mauricio Chinizi Barreto
|
05
|
AS ÁREAS
FRONTEIÇAS BRASILEIRAS E OS PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO REGIONAL NO MERCOSUL
Lislei
Teresinha Preuss
|
06
|
MENINAS
QUILOMBOLA: UM OLHAR SOBRE GÊNERO E LUGAR
Juliana
Berg e Carla Luciane Blum Vestena
|
07
|
IDENTIDADE
CULTURAL E RECONHECIMENTO: TENSÕES ENTRE A POLÍTICA AMBIENTAL E AS POPULAÇÕES
TRADICIONAIS
Mara
Rúbia Muniz Monteiro
|
08
|
CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA ATUAÇÃO NA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROJETO PIBID
Cezar Grontowski Ribeiro, Elivelto
de Mello, Matheus Wingert de Moraes e Caroline Ribeiro
|
09
|
DIAGNÓSTICO
DA QUALIDADE DAS TERRAS DE PROPRIEDADES DO SUBSISTEMA ‘TERRA DE PLANTAR’ E
RECOMENDAÇÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SAF NO FAXINAL TAQUARI DOS RIBEIROS,
RIO AZUL, PR
Ane
Caroline Carrilho, Gilliane Gonzales Gracina,Juliano Strachulski e Nicolas
Floriani
|
10
|
A
CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DO CONHECIMENTO ETNOMEDICINAL COMUNIDADE
QUILOMBOLA PALMITAL DOS PRETOS, CAMPO LARGO/PR
Leonardo
Franco de Godoy,Maximillian Ferreira Clarindo,Nicolas Floriani, Fábia
Oliveira
|
11
|
A
LIDERANÇA FEMININA: UMA ABORDAGEM DE GÊNERO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA PALMITAL
DOS PRETOS - CAMPO LARGO, PARANÁ.
André
de Morais,Fábia Alessandra Santos de Oliveira e Nicolas Floriani
|
12
|
FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA EM CONTEXTOS BI/MULTILÍNGUES PARANAENSES
Letícia
Fraga
|
13
|
UMA
ABORDAGEM DO TURISMO E DAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS NOS CONTEÚDOS DO LIVRO
DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 7º DO ENSINO FUNDAMENTAL-
Keli
Cristina Farias, Ricardo Lopes Fonseca, Lílian Gavioli de
Jesus, Eloiza Cristiane Torres
|
14
|
PRÁTICAS
SOCIOESPACIAIS DO MODO DE VIDA RURAL NO CONTEXTO URBANO DA CIDADE DE PONTA
GROSSA – PR
Gilliane
G.Gracina, Myreille K.A. Bobato, Nicolas Floriani
|
15
|
POPULAÇÕES
INDÍGENAS NO MATO GROSSO DO SUL: UM ESTUDO SOBRE A COOFICIALIZAÇÃO DA LÍNGUA
GUARANI EM TACURU/MS
Lilian Cristina
do Amaral Martines
|
16
|
SEMELHANÇAS
E DIVERGÊNCIAS ENTRE AS METODOLOGIAS DE ANÁLISE DE SOLOS DE AGRICULTORES E
CIENTISTAS
Andressa
Kerecz Tavares
|
GT2 (DIA 14 DE AGOSTO)*
|
|
17
|
A
RELIGIOSIDADE E OS SABERES POPULARES PRESENTES NA ÁREA RURAL: CONTRIBUIÇÕES
DA MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL DE VELHOS
Simone
Aparecida Pinheiro de Almeida, Rita de Cássia da Silva Oliveira e Rosana
Nadal de Arruda Moura
|
18
|
O
ESPAÇO MÚLTIPLO DAS COMUNIDADES: O CASO DA COMUNIDADE RURAL QUILOMBOLA DE
SANTA CRUZ – PONTA GROSSA/PR
Ana
Paula Aparecida Ferreira Alves
|
19
|
OS
CONCEITOS DE PERCEPÇÃO E TERRITÓRIO COMO LENTES PARA O ENTENDIMENTO CULTURAL
Luciene
Cristina Risso
|
20
|
OS
DESAFIOS NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL QUILOMBOLA NA COMUNIDADE DE
PALMITAL DOS PRETOS – CAMPO LARGO, PARANÁ
Maximillian
Ferreira Clarindo, Nicolas Floriani, Leonardo Franco de Godoy
|
21
|
COMUNIDADES
QUILOMBOLAS NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELEVÂNCIA DO TEMA
DO NEGRO/A NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Evelise
dos Santos do Nascimento e Letícia Fraga
|
22
|
SABERES
QUILOMBOLAS NA CONSERVAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DAS LAURACEAS
Jandaira
dos Santos Moscal
|
23
|
LER,
ESCREVER E CONTAR: ASPECTOS SOBRE A EDUCAÇÃO NO FAXINAL DOS MARMELEIROS NAS
DÉCADAS DE 1930 E 1940
Jacieli
Domingues Pereira
|
24
|
O
CAPITAL SOCIAL EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: NOÇÕES PARA INTERPRETAÇÃO DA
ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO FAXINAL TAQUARI DOS RIBEIROS – RIO AZUL, PARANÁ
Tiago
Augusto Barbosa
|
25
|
COMUNIDADES
TRADICIONAIS DE ORIGEM ESLAVA: O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR POMERANA
(PROEPO) EM SANTA MARIA DE JETIBÁ-ES
Lílian
Gavioli de Jesus, e Eloiza Cristiane Torres
|
26
|
CARACTERIZACAO
DO SISTEMA FAXINAL POTINGA - INÁCIO MARTINS-PR, UMA VISAO ETNOCIENTÍFICA
Fernando
Fernandes, Dayana Almeida, Melânia Ferronato, Carla Caprichoa
|
27
|
A
PRÁTICA DA ROÇA DE TOCO NO SISTEMA DE FAXINAL TIJUCO PRETO
Maikeli
Maria Kerniski e Edivaldo Lopes Thomaz
|
28
|
O USO
DE PLANTAS MEDICINAIS: UM ESTUDO ETNOBOTÂNICO NA COMUNIDADE FAXINAL SETE
SALTOS DE BAIXO, PONTA GROSSA – PR
Adelita
Staniski,Juliano Strachulski, Nicolas Floriani
|
29
|
REPRESENTAÇÕES SOBRE OS POVOS DO CAMPO: ALGUMAS
REFLEXÕES
Raimunda Santos Moreira de Oliveira
|
*Os dias de apresentação dos Trabalhos estão sujeitos a alterações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário